Nada na biologia faz sentido exceto à luz da evolução” Theodosius Dobzhansky

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Por que o organismo da mulher não responde imunologicamente ao espermatozóide após o ato sexual?

O organismo da mulher responde, sim, imunologicamente ao espermatozóide. No entanto, trata-se de uma reação mínima se comparada a outras respostas imunológicas naturais ou adquiridas do organismo, como as reações alérgicas. O motivo é uma deficiência de antígenos na superfície externa dos espermatozóides, ou seja, eles não são reconhecidos como um antígeno (substância capaz de provocar a formação de anticorpos) pelo organismo da mulher. Por outro lado, é bem documentada a produção de anticorpos antiespermatozóides pelo organismo feminino. Não se sabe ao certo qual é a função desses anticorpos, mas é possível que funcionem como um sistema de “limpeza”, cuja função seria remover os espermatozóides depois de uma fecundação frustrada. Outra hipótese é que funcionem como uma proteção natural do organismo, pois sabe-se que as mulheres que engravidam nas primeiras relações sexuais estão mais sujeitas à pré-eclâmpsia – patologia que ocorre no final da gravidez provocando o edema, hipertensão arterial e proteinúria (excreção de urina com quantidades elevadas de proteínas). Aquelas que tiveram apenas um parceiro sexual também fazem parte desse grupo de risco. Mulheres produtoras de grandes quantidades de anticorpos antiespermatozóides têm dificuldades para engravidar e de levar a gestação adiante. Esses anticorpos são secretados no muco cervical – dentro do colo uterino – e impedem a migração dos espermatozóides da cavidade vaginal para dentro do útero. Aqueles que conseguem atravessar essa barreira também podem ter dificuldade para efetuar a fecundação propriamente dita. E, caso ocorra a fecundação, essas mulheres estão mais propensas a ver sua gestação terminar em aborto espontâneo.
[Ciência Hoje 195 – julho/2003]

5 comentários:

  1. Muito me ensinas,super interessante o teu blog!prometo voltar!

    ResponderExcluir
  2. As informações trazidas por este texto é relevante para entendermos como o nosso organismo funciona. Neste site, você trouxe várias formas de apresentar o conteúdo muito significativo. Seu blog é fantástico.
    Eliene Machado

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto , muito interessante!
    seu blog etá perfeito, voltarei sempre !

    Uberlandia Barreto ;)

    ResponderExcluir
  4. Bastante interessante os texto.
    Continui sempre assim que você vai longe!
    Vou levar todos os conhecimentos aprendidos para o longo da minha vida!

    marivone 3º 01 mat;gastão

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de encontrar mais uma informação que eu não sabia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

2009 - O ANO DE DARWIN

No ano de 2009 comemoramos o segundo centenário do nascimento de Charles Darwin (1809-1882) e o sesquicentenário de publicação do livro “The origin of species” (1859).
Além de muitos eventos internacionais que ocorrerão em 2009, há várias iniciativas que estão sendo organizadas por instituições brasileiras.

DARWIN E A EVOLUÇÃO. Uma teoria que mudou o mundo

DARWIN E A EVOLUÇÃO. Uma teoria que mudou o mundo

A ORIGEM DAS ESPÉCIES

A ORIGEM DAS ESPÉCIES

UMA TEORIA REVOLUCIONÁRIA


Em 1859, o naturalista inglês Charles Darwin publicou A origem das espécies, obra que mudou radicalmente nossa concepção da natureza. O livro propunha uma teoria avassaladora: a de que existiria um parentesco evolutivo entre todos os seres vivos. Mais de um século e meio depois, a obra se mantém atual. Nesta edição, quatro artigos examinam a teoria da evolução sob diferentes olhares. E, para lembrar o cenário em que a obra nasceu, a revista apresenta ainda as contribuições de Jean-Baptiste Lamarck e de Alfred Wallace. Um legado de tirar o fôlego.
FONTE - Ciência Hoje
http://cienciahoje.uol.com.br/209

A Arrojadoa eriocaulis é uma planta rara brasileira (foto: M. Machado).

A Arrojadoa eriocaulis é uma planta rara brasileira (foto: M. Machado).

A Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin, é um dos livros mais importantes da história da ciência, apresentando a Teoria da Evolução, base de toda biologia moderna. O nome completo da primeira edição (1859) é On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life (Sobre a Origem das Espécies por Meio da Selecção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida). Somente na sexta edição (1872), o título foi abreviado para The Origin of Species (A Origem das Espécies), como é popularmente conhecido.Nesse livro, Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da selecção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida.A primeira edição, publicada pela editora de John Murray em Londres no dia 24 de Novembro de 1859 com tiragem de 1.250 exemplares, esgotou-se no mesmo dia, criando uma controvérsia que ultrapassou o âmbito académico. Um exemplar da primeira edição atinge hoje mais de 50 mil dólares em leilão.
Fonte - Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Origem_das_Esp%C3%A9cies

A Calliandra hygrophila cresce em ambientes alagados e só existe na Bahia (foto: E.R. Souza

A Calliandra hygrophila cresce em ambientes alagados e só existe na Bahia (foto: E.R. Souza

A a erva Holocheilus monocephal é encontrada somente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

A a erva Holocheilus monocephal é encontrada somente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.